Skip to main content
Search

Benefícios dos alfa-hidroxiácidos (AHAs) para a pele e como os usar

ácidos AHA

Ácidos. Embora esta palavra possa fazer-nos pensar em pele sensível, os especialistas sabem que alguns ácidos não só atuam suavemente sobre a pele, como são mesmo indispensáveis para manter uma tez impecável. De facto, os alfa-hidroxiácidos (AHA) são um dos ingredientes mais populares nos cuidados da pele.

Cleópatra, a mulher mais glamorosa do antigo Egito, famosa pelos seus banhos de leite, desfrutou do benefício destes ácidos muito antes do resto da humanidade. Sabemos agora que o leite azedo contém ácido lático, um AHA natural que proporciona incríveis benefícios para a pele.

Tipos de AHA

Existem diferentes alfa-hidroxiácidos. Além do ácido lático, estes ácidos naturais, derivados de alimentos, também incluem:

  • Ácido glicólico: encontrado na cana-de-açúcar.
  • Ácido cítrico: encontrado em citrinos.
  • Ácido málico: encontrado nas maçãs.
  • Ácido mandélico: derivado de amêndoas amargas.
  • Ácido tartárico: obtido a partir de uvas.

Benefícios dos AHAs

Os alfa-hidroxiácidos fornecem inúmeros benefícios para a pele.

shutterstock_564569767.jpg

benefícios dos AHA

Efeito esfoliante

Este é o seu benefício mais conhecido. Consiste em esfoliar a camada superior da pele, onde se encontram as células danificadas, responsáveis por dar à pele um aspeto desigual e irregular.

Os AHAs funcionam quebrando suavemente a "cola" intercelular que mantém unidas as células mortas da pele. Quando essas ligações se dissolvem, as células mortas caem, revelando uma pele nova, mais uniforme e com menos manchas. Este procedimento ajuda a diminuir as marcas de acne, pigmentação e linhas finas, e ajuda a suavizar a pele áspera.

Livrar-se destes restos de pele também pode ajudar com a acne recorrente. As manchas que resultam da acne são frequentemente o resultado de poros obstruídos devido à acumulação de células mortas da pele, óleo e bactérias. Os alfa-hidroxiácidos removem estes detritos dos poros, eliminando a obstrução dos mesmos e reduzindo o aparecimento de poros dilatados - tudo isto são vantagens!

Ajuda a reduzir as linhas de expressão

Os efeitos dos ácidos não terminam. Com uso regular, os AHAs ajudam a engrossar a epiderme e a aumentar a produção de colagénio, reduzindo linhas de expressão e deixando a pele firme e lisa. Têm também uma ação hidratante, o que significa que atraem água para a pele para a manter hidratada.

Contribui para a ação de outros produtos

Além disso, os alfa hidroxiácidos são perfeitamente adequados a outras rotinas de cuidado da pele, uma vez que podem melhorar a ação de alguns produtos. Por exemplo, se aplicar um creme ou soro em cima de uma camada de células mortas da pele, o produto permanecerá na superfície. No entanto, os AHAs podem passar por essa camada, aumentando a absorção dos ingredientes ativos.

Alfa-hidroxiácidos em cosméticos

Está a perguntar-se onde pode encontrar estes ingredientes? Para levar a sua pele ao um nível mais alto, pode tomar um banho de leite como Cleópatra (uma opção complicada) ou optar por alguns dos produtos que contêm AHAs, que foram formulados de acordo com normas de segurança rigorosas.

Os produtos do dia-a-dia, tais como os produtos de limpeza, tonificantes, soros e hidratantes tendem a ter concentrações mais baixas, de cerca de 5%, uma vez que têm um efeito cumulativo.

Os produtos mais concentrados, tais como os utilizados para peeling facial, devem ser aplicados apenas duas ou três vezes por semana. Já os para esfoliações realizadas em clínica sob supervisão médica rigorosa podem ter concentrações de até 70%.

Como se faz para que os AHAs funcionem melhor?

As moléculas de ácido glicólico são as mais pequenas dos AHAs e podem penetrar mais profundamente, o que significa uma ação mais intensa, para o melhor ou para o pior. Para evitar irritação, comece com pequena quantidade e aumente gradualmente. As moléculas de ácido láctico são ligeiramente maiores e, por isso, causam menos irritação. O ácido mandélico tem as moléculas maiores, pelo que demora mais tempo a atuar, mas pode ser a melhor escolha para peles sensíveis.

Uma última palavra de precaução antes de usar AHAs: aumentam a sensibilidade ao sol. Por isso, é recomendado aplicá-los à noite e utilizar sempre um protetor solar de largo espetro durante o dia.

Referências:
Review of Ophtalmology. Chemical Peels Demystified. Teri Kleinberg, MD, Worcester, Mass. [consultado em 27/05/2021]
acido hjialuronico

O que é o ácido hialurónico e quais os seus benefícios para a pele?

Glicerina para a pele
Glicerina para a pele: a sua nova defesa contra a pele seca
ácido glicólico para a pele

Guia básico sobre o ácido glicólico para a pele