Guia básico sobre o ácido glicólico para a pele
Manter-se atualizado relativamente aos novos conceitos relacionados com os cuidados da pele pode tornar-se uma missão impossível. De rolos de jade a máscaras labiais, às vezes é difícil perceber que tendências passarão de moda em apenas um mês e que outras valerão realmente a pena.
Felizmente, há um ingrediente que veio para ficar: o ácido glicólico para a pele. Contamos aqui tudo o que precisa de saber.
O que é o ácido glicólico?
É provável que esta palavra lhe soe familiar. O ácido glicólico é um componente essencial nos produtos cosméticos mais populares para os cuidados da pele, já que muitos o consideram um santo graal. Porquê?
Como explica o Journal of Cosmetic Dermatology, o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) natural que possui propriedades terapêuticas, pelo que se revela ideal para dar resposta a uma vasta gama de necessidades da pele.
Sem perfume e sem cor, tem efeito esfoliante, hidratante, clareador e antiacnéico. Em concentrações mais fortes é utilizado em tratamentos como os peelings, ou mais baixas, em cremes e loções de uso diário.
Principais benefícios do ácido glicólico
- O ácido glicólico corrige os problemas da pele, favorecendo a renovação celular das suas camadas superiores através da esfoliação.
- Ajuda a combater a secura da pele, o eczema ou a psoríase, assim como as verrugas, a pele áspera e a vermelhidão.
- Combate as alterações na pele relacionadas com o envelhecimento, como as rugas e os danos provocados pela exposição solar.
É uma lista enorme! E todos nós precisamos de uma ajuda extra em algum destes casos, certo?
Mas o que faz exatamente o ácido glicólico na pele?
Muito bem, já conhece os benefícios do ácido glicólico. Chegou agora o momento de aprofundar a vertente científica, por isso, pegue nos seus tubos de ensaio e coloque os óculos de segurança. Vamos analisar o efeito do peeling químico e da esfoliação com ácido glicólico.
Se a sua pele é propensa à acne e apresenta manchas ou cicatrizes, o ácido glicólico pode ativar o processo de cicatrização, renovando as células e eliminando os sinais dos danos causados. Um estudo publicado no Journal of Dermatology revelou que o uso de ácido glicólico na pele, seja em elevadas concentrações - através de uma série de esfoliações - ou em baixas concentrações - como parte de una rotina de cuidados diários a longo prazo -, suaviza as cicatrizes da acne nos pacientes.
Outro estudo, incluído na revista Dermatologic Surgery, demonstrou que a utilização do ácido glicólico em problemas dermatológicos, sobretudo na acne, melhora significativamente a condição da pele após somente duas esfoliações químicas com uma concentração de 30%.
Como aplicar o ácido glicólico no rosto?
Se vai usar ácido glicólico pela primeira vez, é melhor estrear-se com doses mais suaves, como faria com qualquer outro ingrediente novo para a pele.
Passo 1 – Limpeza da pele
Pode começar com uma rotina matinal e outra ao deitar, que incluam um produto de limpeza para os poros que contenha ácido glicólico. Este produto limpará a sua pele, combinando vários passos da sua rotina numa só. Comece humedecendo o rosto com água morna, massajando suavemente uma pequena porção de produto sobre a pele, antes de enxaguar.
Passo 2 – Esfoliação e hidratação
Além dessa limpeza diária, pode utilizar uma máscara purificadora até duas vezes por semana e também creme de ácido glicólico. Só precisa de aplicar uma camada uniforme da máscara, deixar o produto secar durante cerca de 20 minutos e removê-lo quando estiver totalmente seco.
Perceberá que a máscara penetrará nos poros obstruídos, eliminando as células mortas da pele, o excesso de gordura, a sujidade e a maquilhagem, deixando a pele limpa e suave.
Passo 3 – Proteja a sua pele!
Depois de ler todo este artigo, imaginamos que esteja a pensar em testar algum produto com ácido glicólico e incluí-lo na rotina de cuidados da pele. Antes disto, queremos reforçar que o ácido glicólico, mesmo em cremes e esfoliantes de uso diário, continua a ser um ácido.
Então tente evitar o uso se estiver com a pele sensível ou se sua pele ficar irritada após uma aplicação. E use sempre protetor solar! O protetor solar atuará como um escudo na pele contra possíveis irritações e agressões.
Por último, se pretende dar um passo mais à frente e usar quantidades mais elevadas de ácido glicólico, como as utilizadas em esfoliações químicas, deverá consultar primeiro o seu dermatologista para saber se pode fazê-lo.
O que é o ácido hialurónico e quais os seus benefícios para a pele?
Dicas de beleza e de cuidados com a pele
Melhore as suas rotinas de beleza e de cuidado com a pele através de dicas de especialistas.