Skip to main content
Search

Guia básico sobre o ácido glicólico para a pele

ácido glicólico para a pele

Manter-se atualizado com os novos conceitos relacionados com os cuidados da pele pode tornar-se uma missão impossível. De rolos de jade a máscaras labiais, às vezes é difícil perceber que tendências passarão de moda em apenas um mês e que outras valerão realmente a pena.

Felizmente, há um ingrediente que veio para ficar: o ácido glicólico para a pele. Contamos aqui tudo o que precisa de saber.

O que é o ácido glicólico?

É provável que esta palavra lhe soe familiar. O ácido glicólico é um componente essencial nos produtos cosméticos mais populares para os cuidados da pele, já que muitos o consideram um santo graal. Porquê?

Como explica o Journal of Cosmetic Dermatology, o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido natural que possui propriedades terapêuticas, pelo que se afigura ideal para atender a uma vasta gama de necessidades da pele.

Benefícios do ácido glicólico

  • O ácido glicólico corrige os problemas da pele, favorecendo a renovação celular das suas camadas superiores através da exfoliação.
  • Ajuda a combater a secura da pele, o eczema ou a psoríase, assim como as verrugas, a pele áspera e a vermelhidão da pele.
  • Combate as alterações na pele relacionadas com o envelhecimento, como as rugas e os danos provocados pela exposição solar.

ácido glicólico para a pele

É uma lista enorme! E todos nós precisamos de uma ajuda extra em algum destes casos, certo?

Se a sua pele é propensa à acne e apresenta manchas ou cicatrizes, o ácido glicólico pode ativar o processo de cicatrização, renovando as células e eliminando os sinais do dano causado. Um estudo publicado no Journal of Dermatology revelou que o uso de ácido glicólico na pele, seja em elevadas concentrações - através de uma série de exfoliações - ou em baixas concentrações - como parte de una rotina de cuidados diários a longo prazo -, suaviza as cicatrizes da acne nos pacientes. Outro estudo, incluído na revista Dermatologic Surgery, demonstrou que a utilização do ácido glicólico em problemas dermatológicos, sobretudo na acne, melhora significativamente a condição da pele após somente duas exfoliações químicas com uma concentração de 30%.

O que faz o ácido glicólico na pele?

Muito bem, já conhece os benefícios do ácido glicólico. Chegou agora o momento de aprofundar a vertente científica, por isso, pegue nos seus tubos de ensaio e coloque os óculos de segurança. Vamos analisar o efeito do peeling químico e da exfoliação com ácido glicólico.

Muito bem, já conhece os benefícios do ácido glicólico. Chegou agora o momento de aprofundar a vertente científica, por isso, pegue nos seus tubos de ensaio e coloque os óculos de segurança. Vamos analisar o efeito do peeling químico e da exfoliação com ácido glicólico.

Como é aplicado o ácido glicólico?

Se vai usar ácido glicólico pela primeira vez, é melhor estrear-se com doses mais suaves, como faria com qualquer outro ingrediente novo para a pele. Pode começar com uma rotina matinal e outra ao deitar, que incluam um produto de limpeza para os poros que contenha ácido glicólico. Este produto limpará e exfoliará a sua pele, combinando vários passos da sua rotina numa só.

Comece humedecendo o rosto com água morna, massajando suavemente uma pequena porção de produto sobre a pele, antes de enxaguar. Além do produto de limpeza, pode recorrer a uma máscara, tónico ou creme de ácido glicólico.

Neutrogena ácido glicólico

Além dessa limpeza diária, pode utilizar uma máscara exfoliante purificadora até duas vezes por semana. Só precisa de aplicar uma camada uniforme da máscara, deixar o produto secar durante cerca de 20 minutos e removê-lo quando estiver totalmente seco. Perceberá que a máscara penetrará nos poros obstruídos, eliminando as células mortas da pele, o excesso de gordura, a sujidade e a maquilhagem, deixando a pele limpa e suave.

Por último, se pretende dar um passo mais à frente e usar quantidades mais elevadas de ácido glicólico, como as utilizadas em exfoliações químicas, deverá consultar primeiro o seu dermatologista para saber se pode fazê-lo.

Glicerina para a pele
Glicerina para a pele: a sua nova defesa contra a pele seca
acido hjialuronico

O que é o ácido hialurónico e quais os seus benefícios para a pele?