Glicerina para a pele: a sua nova defesa contra a pele seca
Se leu recentemente o rótulo de um produto para a pele, é provável que tenha encontrado um ingrediente comum que aparece com regularidade: a glicerina.
Mesmo que conheça os produtos em que esse elemento esteja presente, é possível que se pergunte que benefícios confere a glicerina nos casos de pele seca e irritada. Tire as suas dúvidas! Explicamos tudo o que precisa de saber sobre este maravilhoso ingrediente e como é que ele mantém a sua pele brilhante.
O que é a glicerina?
A glicerina possui propriedades hidratantes excecionais, ao ponto de a podermos considerar um íman para a água. A glicerina pertence a um tipo de agentes hidratantes conhecidos como humectantes, que são apreciados pela sua capacidade para atrair e reter a humidade. Ao incluir a glicerina na sua rotina diária de cuidados da pele, ela absorverá a humidade do ambiente que a rodeia, seja das camadas mais profundas da pele ou do ar, para promover uma sensação agradável e equilibrada na camada mais externa.
Essas propriedades hidratantes fazem da glicerina um aditivo popular entre os produtos para cuidados da pele, adicionado com o objetivo de oferecer uma dose extra de hidratação. Por isso, poderá encontrá-la em produtos para lavar o rosto, como também em produtos para o cabelo ou cremes de barbear. Dado que a glicerina é incolor e inodora, é provável que não detete a sua presença, mas notará os seus efeitos.
Propriedades da glicerina para a pele
Tudo isto significa que se a sua pele estiver seca, tiver uma aparência escamosa ou apresentar prurido, a glicerina fornecerá a hidratação que ela necessita. E fá-lo-á se estiver a lutar contra o ar seco do inverno, tal como se tiver a esperança de aproveitar o clima húmido do verão. De facto, a Academia Americana de Dermatologia recomenda a glicerina para o alívio da pele seca, graças à sua capacidade para acalmar e hidratar, contribuindo para melhorar a sua aparência e elasticidade.
Os benefícios da glicerina não terminam aqui! A glicerina também pode ajudar a pele a amadurecer adequadamente.
Com que frequência pode aplicar na sua pele produtos de cosmética que contêm glicerina?
Um dos argumentos mais convincentes para incluir a glicerina na sua rotina de cuidados da pele é a sua ação muito suave. A diferença para outros ingredientes populares no cuidado dermatológico é que o seu uso quotidiano não irrita a pele. Na verdade, as propriedades hidratantes da glicerina reduzem a irritação que outros produtos aplicados sobre a pele podem provocar.
Quanto mais utilizar produtos que contenham glicerina, melhores resultados obterá. Para maximizar os benefícios dos ingredientes no rosto ou no corpo, deve aplicar os produtos enquanto a sua pele ainda se encontrar ligeiramente húmida. O ideal é aplicá-los logo depois da lavagem do rosto ou do duche, sobretudo porque a água quente da torneira ou do chuveiro pode secar a pele. Nesse momento, tudo o que precisa para manter o equilíbrio da pele é de uma dose extra de humidade.
Se, por esquecimento, começar a sua rotina de cuidados com a pele depois da toalha, o ideal é optar por um spray ou uma névoa de água que a prepare para os cremes ou o serum com glicerina. Em geral, aconselha-se o uso de humidificadores para manter a humidade no ambiente (o seu uso não está relacionado com a pós-aplicação de hidratantes).
Guia básico sobre o ácido glicólico para a pele
O que é o ácido hialurónico e quais os seus benefícios para a pele?