Skip to main content
Search

O que é o ácido hialurónico e quais os seus benefícios para a pele?

acido hjialuronico

Se costuma prestar atenção aos ingredientes contidos nos produtos que utiliza para o cuidado da sua pele, é provável que já tenha encontrado algo chamado ácido hialurónico.

cremas con acido hialuronico

Ainda que o seu nome possa ser complicado, o seu mecanismo de ação é muito simples: o ácido hialurónico, também denominado AH, contribui para a retenção da humidade, razão pela qual é um dos ingredientes mais eficazes para hidratar a pele. Quando aplicado, cria uma barreira que ajuda a reter a humidade e melhora a textura da pele.

O que é exatamente o ácido hialurónico?

Alguns tipos de pele não toleram os componentes químicos agressivos encontrados em muitos cremes antirrugas. O ácido hialurónico consegue fornecer eficazmente a hidratação que a sua pele necessita, sem causar irritação. Trata-se de um elemento naturalmente presente na pele e é usado nos tratamentos injetáveis para preencher as rugas.

“Quando injetado diretamente na derme, o ácido hialurónico preenche e hidrata a pele de forma mais visível, num efeito que dura entre seis meses a um ano após a injeção”, segundo Erum Ilyas, dermatologista da Montgomery Dermatology, doutorado em Medicina.

Mas por que é que alguém haveria de querer injetar ácido hialurónico? A resposta é simples: as suas moléculas são grandes e só podem atuar na camada mais exterior da pele. Portanto, o uso tópico de ácido hialurónico ajuda a pele a reter a humidade e a suavizar as rugas, mas injetá-lo é a melhor estratégia para fazer com que atue diretamente na superfície da pele. O ácido hialurónico é um ingrediente flexível, que pode operar em diferentes níveis.

Que tipo de produtos contêm ácido hialurónico?

Encontrar produtos para a pele que contenham ácido hialurónico não deverá ser um problema, a sua espetacular ação hidratante faz com que seja incluído como ingrediente numa ampla variedade de artigos. No entanto, é mais comum em cremes hidratantes e produtos antienvelhecimento. Em protetores solares e artigos de cosmética, o ácido hialurónico fornece um toque de hidratação, além de contribuir para que estes produtos ajam de forma mais rápida e eficaz.

A maioria dos produtos de aplicação tópica com ácido hialurónico contém entre 1 e 2 % deste ingrediente. Pode não parecer muito mas um poucoé suficiente para chegar muito longe! Uma percentagem maior poderia extrair demasiada humidade da pele. Segundo o Dr. Ilyas, os produtos com ácido hialurónico muito fortes podem “esgotar a hidratação natural das camadas profundas da pele, dado que as moléculas absorvem essa humidade”.

Com que frequência deve usá-lo?

Os produtos com ácido hialurónico podem ser usados diariamente, em especial após o tratamento de limpeza, pelo que pode incluí-los na sua rotina de cuidados da pele. Também deve considerar a utilização do ácido hialurónico depois de concluir uma terapia de indução de colagénio. Para obter melhores resultados, basta aplicar um gel hidratante delicado e seguro durante as 48 horas que sucedem ao procedimento.

Se o que pretende é atualizar a sua rotina diária de cuidados com a pele, é importante que vá introduzindo gradualmente este tipo de produtos e observando a forma como atuam. Quando os tiver integrado por completo na sua rotina diária, começará a notar todos os benefícios do ácido hialurónico.

productos con acido hialuronico
Glicerina para a pele
Glicerina para a pele: a sua nova defesa contra a pele seca
ácido glicólico para a pele

Guia básico sobre o ácido glicólico para a pele