Skip to main content
Search

Como identificar os tipos de pele: o porquê de ser tão importante?

tipos de pele

Todos queremos ter uma pele impecável e brilhante, porém, uma única estratégia não serve a todas as pessoas. Por isso, é importante conhecer qual o seu tipo de pele para cuidar dela com os produtos adequados.

O primeiro passo para conservar uma pele perfeita e saudável é compreender que existem diferentes tipos de pele e que, por isso, deve saber qual é o seu. Não comeria um alimento que lhe causa alergia só porque lhe disseram que era saudável, certo? O mesmo se aplica à sua pele! Usar produtos desadequados ao seu tipo de pele é ineficaz e pode, até, ser prejudicial.

A pele está dividida em cinco categorias: normal, oleosa, mista, seca e sensível. Certamente que a sua encaixa perfeitamente numa delas. Embora a pele possa sofrer alterações devido ao clima, à saúde e ao envelhecimento, o tipo de pele tem origem genética e mantém-se ao longo da vida.

Não obstante, é importante não confundir tipos de pele com problemas dermatológicos. Os distúrbios da pele são problemas que surgem nos diferentes tipos de pele. Em alguns casos, pessoas com diferentes tipos de pele podem experimentar os mesmos problemas. A pele sensível ou seca, por exemplo, é propensa à irritação.

Identifique o seu tipo de pele

Quer saber qual é o seu tipo de pele e descobrir a chave para torná-la melhor? Responda a estas cinco perguntas para dissipar todas as suas dúvidas e descobrir o seu tipo de pele.

tipo de pele

1. Pele normal

Se tem poucas borbulhas, poros pequenos e se a sua pele não se irrita nem fica avermelhada, é provável que tenha pele normal. Esta pele é geralmente equilibrada, não é demasiado seca nem muito oleosa, e não apresenta manchas.

Dado que a sua pele é suave e resistente, aceita a maioria dos princípios ativos usados nos produtos para cuidados da pele, pelo que comprar artigos de beleza será muito simples para si. No entanto, é importante que a proteja dos danos provocados pelos raios UV, utilizando um filtro solar diariamente, e que mantenha sob controlo o nível de stress ou a dieta, caso apareça alguma borbulha.

2. Pele oleosa

As peles oleosas caracterizam-se por apresentar poros dilatados, sensação gordurosa ao longo do dia e imperfeições. Se é certo que este tipo de pele pode ser um pouco mais difícil de cuidar, também o é que demora mais tempo a manifestar os sinais de envelhecimento. Isso é uma boa notícia!

Nas pessoas com pele oleosa, as glândulas sebáceas trabalham horas extraordinárias. Quando o excesso de gordura se mistura com a sujidade e as células mortas da pele, começam a formar-se as borbulhas. As pesquisas indicam que entre 40% e 55% dos adultos possuem pele oleosa e sofrem de acne tardio.

Se utiliza ingredientes antibacterianos que equilibram a quantidade de gordura, poderá manter estes problemas sob controlo e evitar surtos. Um erro comum cometido pelas pessoas com pele oleosa, e que agrava os problemas existentes, é a excessiva limpeza. Evite o uso de produtos em demasia e respeite a sua rotina de limpeza diária.

3. Pele mista

Se identifica uma sensação gordurosa na chamada zona T, mas a restante parte do rosto é equilibrada, tem o que se conhece como pele mista. Neste tipo de pele, a gordura acumula-se na zona T, composta por testa, nariz e queixo, mas a restante parte do rosto apresenta um aspeto normal. Dado que as glândulas sebáceas trabalham horas extraordinárias na zona T, é de esperar sentir as bochechas secas.

A combinação de gordura e descamação pode dar origem, pontualmente, a borbulhas e pontos negros. O uso regular de um produto de limpeza suave e de um hidratante também suave tornarão a sua pele mais limpa e saudável.

pele sensível

4. Pele seca

Sente a sua pele tensa, áspera ou escamosa? Poderá ter um tipo de pele seca! A pele seca retém menos humidade que a pele normal e as glândulas sebáceas segregam menos gordura, o que provoca descamação e o aparecimento de linhas de expressão. Embora estas características façam transparecer uma pele sem brilho e envelhecida, a boa notícia é que existem soluções muito simples para a secura.

Os óleos, cremes e bálsamos faciais hidratantes são eficazes na atribuição de um maior volume à pele, se os utilizar duas vezes por dia. Também pode usar um exfoliante suave, uma vez por semana, para remover as células mortas acumuladas e deixar brilhar, assim, a pele mais jovem e fresca que se encontra por baixo.

5. Pele sensível

A pele sensível caracteriza-se por ficar vermelha, irritada ou apresentar irregularidades. Ainda que todos os tipos de pele possam reagir mal a diferentes princípios ativos ou fatores ambientais, a pele sensível desenvolve vermelhidão com muita facilidade e pode ficar avermelhada também após o uso de determinados produtos para o cuidado da pele. Este tipo de pele tende a ser mais fino, mais seco e com poros mais pequenos.

Os produtos de limpeza mais intensos, o álcool e as fragrâncias causam irritação na pele sensível. Se tem este tipo de pele, opte por produtos dermatológicos com uma ação suave e relaxante, como os produtos ultra suaves e sem perfume.

Glicerina para a pele
Glicerina para a pele: a sua nova defesa contra a pele seca
mãos secas

Como hidratar as mãos secas