Skip to main content
Search

Manchas nas mãos: causas e tratamento

Manchas nas mãos

Ter umas mãos bonitas e bem cuidadas nem sempre é fácil, já que a pele está em contacto permanente com diversos fatores que podem danificar e acelerar o seu envelhecimento, levando, por exemplo, ao aparecimento de manchas nas mãos.

As manchas na pele provocadas pela idade, também chamadas de lentigos senis ou solares, são pequenas manchas e pigmentações que surgem nas zonas da pele que estiveram mais expostas ao sol, como o rosto, o decote ou as costas das mãos.

As manchas nas mãos provocadas pelo envelhecimento são, geralmente, de um castanho claro ou escuro uniforme e de tamanho e forma regulares.

*Recomendamos que consulte o seu dermatologista ou farmacêutico se alguma das suas manchas escuras lhe causar preocupação, bem como se começarem a sangrar, a arder ou a mudar de tamanho ou cor.

Por que razão aparecem manchas nas mãos?

As manchas provocadas pelo envelhecimento da pele são mais frequentes em adultos acima dos 50 anos1,4, ainda que possam manifestar-se também em pessoas jovens, sobretudo se tiverem estado mais expostas ao sol.

manchas nas maos

A exposição ao sol é o principal causador das manchas, já que é a radiação solar que ativa a produção de melanina4, pigmento responsável pela cor da pele.

Além disso, existem outros fatores que podem acelerar o aparecimento de algumas manchas:

  • Nicotina do tabaco
  • Peles muito claras
  • Abuso de solários

Geralmente, as manchas surgem nas costas das mãos, já que a pele da palma é mais resistente. A pele das costas das mãos é mais fina, muito semelhante à do contorno dos olhos ou do pescoço.

Como remover as manchas das mãos?

Ter unas umas mãos bonitas não é apenas uma questão de genética, mas de bons hábitos. Pode cuidar da pele e ajudar a prevenir as manchas nas mãos, adotando as seguintes medidas:

  1. .Evite a exposição solar entre as 10h00 e as 15h00.A luz solar é muito intensa nesse período, pelo que recomendamos que, caso tenha de realizar alguma atividade ao ar livre, não o faço nessa janela horária
  2. 5. Proteja a sua pele com vestuário apropriado.Para resguardar a pele do sol, use roupas que cubram os braços e as pernas, chapéus de abas largas que protejam o rosto ou um guarda-chuva que garanta sombra.
  3. Use proteção solar adequada.É muito importante que proteja a sua pele, 30 minutos antes de sair de casa, com um creme com um fator de proteção solar mínimo de 25.

Se já se desenvolveram as manchas nas mãos, poderá sempre utilizar produtos próprios para ajudar a atenuá-las.

Neutrogena® Creme de Mãos Elasticidade Intensa

manchas nas mãos

O Neutrogena® Creme de Mãos Elasticidade Intensa® foi especificamente desenvolvido para proporcionar uma hidratação intensa e ajudar a restaurar a elasticidade da pele. Além disso, contém FPS 20, por forma a ajudar a prevenir as manchas do s

mãos secas

Como hidratar as mãos secas

Glicerina para a pele
Glicerina para a pele: a sua nova defesa contra a pele seca