Manchas nas mãos: conheça as causas e os cuidados adequados
Ter umas mãos bonitas e bem cuidadas nem sempre é fácil, já que a pele está em contacto permanente com diversos fatores que podem danificar e acelerar o seu envelhecimento, levando, por exemplo, ao aparecimento de manchas nas mãos.
As manchas na pele provocadas pela idade, também chamadas de lentigos solares (antes conhecidos como senis), são pequenas manchas e pigmentações que surgem nas zonas da pele que estiveram mais expostas ao sol, como o rosto, o decote ou as costas das mãos.
O que é a pigmentação e a hiperpigmentação?
A pigmentação está relacionada com a quantidade produzida de melanina, pigmento que dá a cor natural da pele, independentemente da exposição ao sol. A melanina assegura certa proteção ao corpo contra os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol.A alteração e mau funcionamento no processo de produção da melanina resulta na hiperpigmentação ou outros problemas. A hiperpigmentação (manchas castanhas) pode ter vários tipos, mas os mais comuns são o lentigo solar e o melasma.As manchas nas mãos provocadas pelo envelhecimento são, geralmente, de um castanho claro ou escuro uniforme e de tamanho e forma regulares.
O que causa as manchas na pele?
Doenças da pele como as manchas causam desconforto estético e podem aparecer por diversas razões, tais como:
Gravidez
Envelhecimento natural da pele
Alguns medicamentos
Predisposição genética (como em peles muito claras)
A nicotina do tabaco
Abuso de solários
Alterações hormonais
Exposição excessiva ao sol sem qualquer proteção contra os raios UV
As manchas provocadas pelo envelhecimento da pele são mais frequentes em adultos acima dos 50 anos, ainda que possam manifestar-se também em pessoas jovens, que podem desenvolver o melasma.
E nas mãos?
A exposição ao sol é o principal causador das manchas, já que é a radiação solar que ativa a produção de melanina.
Geralmente, as manchas surgem nas costas das mãos, já que a pele da palma é mais resistente. A pele das costas das mãos é mais fina, muito semelhante à do contorno dos olhos ou do pescoço.
Como remover ou atenuar as manchas?
Ter umas mãos bonitas não é apenas uma questão de genética, mas de bons hábitos. Pode cuidar da pele e ajudar a prevenir as manchas nas mãos, adotando as seguintes medidas:
A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia aconselha evitar a exposição solar direta entre as 12h e as 16h em crianças e em pessoas de pele mais clara entre as 11 e as 17 horas. A luz solar é muito intensa nesse período, pelo que é recomendado que, caso tenha de realizar alguma atividade ao ar livre, não o faça nessa janela horária.1
Proteja a sua pele com vestuário apropriado. Para resguardar a pele do sol, use roupas que cubram os braços e as pernas, chapéus de abas largas que protejam o rosto ou um guarda-chuva que garanta sombra.
Use proteção solar adequada. É muito importante que proteja a sua pele, 30 minutos antes de sair de casa, com um creme com um fator de proteção solar.
Tratamentos comuns para as manchas de pele
Se já as manchas nas mãos já se desenvolveram, poderá sempre utilizar produtos próprios para ajudar a atenuá-las. Os dermocosméticos com proteção solar são sempre indicados, como um creme de mãos com FPS, pois protege contra o principal vilão desta doença.Outros tratamentos também podem ser indicados em caso de incómodo estético elevado e recomendação médica, como: peeling, laserterapia ou crioterapia.
Creme de mãos para prevenir das manchas de pele
Neutrogena® Fórmula Norueguesa Creme de Mãos Antienvelhecimento com FPS 20
O Neutrogena® Fórmula Norueguesa Creme de Mãos Antienvelhecimento com FPS 20 foi especificamente desenvolvido para proporcionar uma hidratação intensa e ajudar a restaurar a elasticidade da pele. Além disso, contém FPS 20, por forma a ajudar a prevenir as manchas do sol. A sua fórmula com minerais estimula a produção de colagénio e pode ser usado todos os dias.
Não se esqueça! Recomendamos que consulte o seu dermatologista ou farmacêutico se alguma das suas manchas escuras lhe causar preocupação, bem como se começarem a sangrar, a arder ou a mudar de tamanho ou cor.
Referências:
1 Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. Cuidados com a pele. [consultado em 08/07/2021] https://www.spdv.pt/_cuidados_com_a_pele
Dicas de beleza e de cuidados com a pele
Melhore as suas rotinas de beleza e de cuidado com a pele através de dicas de especialistas.