Skip to main content

Search

Search

Como proteger a barreira da sua pele

How To Pick The Right Toner

O papel da barreira da pele

A água é um elemento essencial para a vida. Num corpo adulto, 70% da pele é composta por água. 2/3 dessa água encontra-se nas profundidades da derme ao passo que 1/3 encontra-se na epiderme. A pele desempenha um papel de escudo natural para combater as agressões externas e regular a perda de água. A hidratação é essencial para manter a barreira da pele saudável. Para obter uma pele saudável, precisa de fornecer frequentemente água à pele e de proteger a sua barreira.

No entanto, o envelhecimento da pele e as agressões externas são fatores cruciais que impedem que a camada hidrolipídica da pele (camada protetora que reveste a superfície da pele) desempenhe o seu papel na proteção da barreira e na regulação da perda de água.

As alterações da barreira da pele e as respetivas consequências

É muito simples: ao perder hidratação, a pele perde vitalidade e torna-se desidratada.

Se houver carência de água na pele, a função da barreira deteriora-se rapidamente. A barreira da pele perde coesão e a pele torna-se desidratada, perde elasticidade e flexibilidade. Surgem linhas de pele seca e a pele torna-se áspera e perde o brilho.

Como compreender melhor a diferença entre uma pele bem hidratada e uma pele desidratada:

Pele hidratada

Pele perfeitamente hidratada

Estrato córneo

(barreira natural)

Pele desidratada

Flocos nos lípidos intercelulares (cimento da pele)

Consequência: a água esgota-se mais rápido

Pele a sofrer de desidratação

Estrato córneo

(barreira natural)

A consequência desta perda de água é a desidratação da pele. A pele desidratada pode causar uma sensação de perda de flexibilidade e de aspereza que ocorre normalmente quando utiliza produtos inadequados. Às vezes, para recriar a camada hidrolipídica, a pele desidratada também produz sebo em excesso: é o que se chama de reação hiperseborreica. A barreira da pele carece de água e precisa de ser reidratada.

No entanto, a pele desidratada é um estado transitório e reversível. Ao utilizar produtos dermatológicos adequados, desenvolvidos especialmente para hidratar a sua pele, e ao adotar uma rotina de beleza e de cuidado diário com a pele, juntamente com um estilo de vida saudável, a sua pele pode recuperar toda a sua elasticidade e luminosidade natural. Qualquer pessoa pode sofrer de pele desidratada. É importante ouvir as necessidades da sua pele de modo a proporcionar uma resposta adequada. É igualmente importante compreender corretamente a diferença entre um tipo de pele e o seu estado, que é temporário. De facto, pode ou não estar com a pele desidratada e ter naturalmente a pele seca, que se caracteriza por um estado permanente que define um tipo de pele específico.

How To Find The Right Moisturizer

Escolher o hidratante correto para o seu tipo de pele.

Melhore as suas rotinas de beleza e de cuidado com a pele através de dicas de especialistas.