Skip to main content
Search

Como cuidar das mãos secas por lavagem em excesso

Mãos secas

 

É o que os pais diziam para fazer quando voltava depois de brincar ao ar livre, para não mencionar o que o médico lhe recomenda fazer todos os anos durante a época de frio e gripe: lavar as mãos.

E por uma boa razão. A lavagem frequente das mãos é uma das melhores formas de se manter saudável.

Mas, embora a lavagem regular seja boa para a sua saúde, pode causar estragos na pele. Ter pele seca nas mãos é muito semelhante a lidar com pele vermelha e irritada em qualquer outro lugar, apenas mais inconveniente. Isto porque uma vez que as suas mãos já estão gretadas e doridas, não é fácil dar-lhes uma oportunidade de se curarem: agarra em coisas, faz miminhos aos animais de estimação e (novamente) lava as mãos diversas vezes ao dia.

Mas as mãos limpas não têm de ser mãos secas. Tudo o que é preciso para as manter hidratadas e limpas é um pouco de cuidado e atenção extra.

Por que lavar as mãos funciona

Não há forma de se manter totalmente livre de germes. De facto, muitos tipos de bactérias vivem na sua pele e não põem a saúde em risco. Mas lavar as mãos regularmente ajuda a limitar a propagação de vírus e bactérias prejudiciais para manter enfermidades à distância.

É assim que funciona: à medida que passa o seu dia, toca em muitas coisas, desde as suas chaves até às pontas do seu cabelo e muitas outras coisas em que nem sequer pensa. Ao longo do caminho, as suas mãos entram em contacto com uma grande quantidade de germes, vírus e micróbios.

Se tocar nos seus olhos, nariz ou boca, estes germes podem passar para o seu corpo e fazer com que fique doente, segundo a Clínica Mayo. Também transferirá estes germes para outras superfícies, onde outra pessoa poderá tocar, causando a propagação de doenças.

Assim, lavar bem as mãos não só elimina a sujidade visível e a gordura, como também remove germes microscópicos da sua pele e mata alguns tipos de patogénios causadores de doenças, quebrando membranas e desativando-as.

Por que deve evitar a pele seca nas mãos

No entanto, o sabão não consegue distinguir entre micróbios e o que quer que seja que esteja na sua pele e acaba por lavar tudo, incluindo os óleos naturais da pele. A camada mais exterior, chamada stratum corneum, é constituída por estes lípidos (também conhecidos como gorduras) e outras células e serve como uma barreira protetora.

Para funcionar corretamente como barreira, esta camada deve reter entre 10% a 30% de água, de acordo com a Harvard Medical School. Se as células da pele não conservarem a quantidade certa de água e ficarem desidratadas, começam a sentir-se irritadas, gretadas e a sangrar. Isto dá uma oportunidade aos germes de penetrar essas aberturas, tornando-o mais vulnerável a infeções, de acordo com a Clínica Mayo.

Quando a pele começa a pedir hidratação, faça-o com um hidratante próprio. Procure cremes para as mãos com ingredientes como a glicerina, um humectante que atrai humidade do ambiente para a pele, e ácido esteárico, que atua como um selo protetor na hidratação.

maos_secas.png

mãos secas

Como lavar as mãos e hidratá-las

Como tentar fazer uma receita de anos atrás por memória, lavar as mãos - e fazê-lo da maneira correta - parece simples até se entrar realmente nos detalhes. Para a maioria, vale a pena voltar ao passo a passo.

Como equilibrar a lavagem das mãos e a hidratação? Aqui está a rotina que os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças recomendam:

  1. Passe as suas mãos por água limpa e corrente. Pode ser quente ou fria, mas evite a água quente, porque seca mais.
  2. Feche a torneira e coloque o sabão.
  3. Esfregue as mãos durante pelo menos 20 segundos - não se esqueça das palmas das mãos, a parte de trás das mãos, as zonas entre os dedos e debaixo das unhas.
  4. Enxaguar debaixo de água limpa e corrente.
  5. Limpar as mãos com uma toalha ou deixá-las descansar no ar por um momento para que não fiquem molhadas. No entanto, aqui está o segredo: não as deixe secar até ao fim.
  6. Enquanto as mãos ainda estão ligeiramente húmidas, aplique um hidratante para fixar a hidratação.

Mantenha um tubo de hidratante junto ao seu lavatório para que se lembre de o aplicar cada vez que lavar as mãos. Guarde outro na sua secretária também - aplique-o durante o dia sempre que sentir as mãos secas e antes de ir para a cama.

Para um resultado extra de hidratação, aplique o creme e depois vista um par de luvas de algodão durante pelo menos 15-20 minutos ou mesmo durante a noite, para dormir. Esta máscara noturna ajudará as mãos a absorver melhor a loção.

Mantenha-se fiel a esta rotina de lavar e hidratar as mãos antes de tocar no rosto, cozinhar ou comer. É também uma boa ideia dar às suas mãos alguma atenção extra depois de cuidar de alguém que esteja doente, assoar o nariz ou espirrar, despejar o lixo, fazer festas a um animal e tocar em objetos em áreas públicas.

É uma longa lista, mas, felizmente, tem agora à mão uma rotina rápida e eficaz.

 

Referências:

  1. Mayo Clinic (2020). Hand-washing: Do's and don'ts. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/hand-washing/art-20046253 [consultado em 28/05/2021]
  2. Harvard Medical School (2019). Moisturizers: Do they work? health.harvard.edu/staying-healthy/moisturizers-do-they-work [consulted in 28/05/2021]
  3. Mayo Clinic. Dry Skin. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dry-skin/symptoms-causes/syc-20353885 [consulted in 28/05/2021]
  4. Centers for Disease Control and Prevention (2020). When and How to Wash Your Hands. https://www.cdc.gov/handwashing/when-how-handwashing.html  [consulted in 28/05/2021]
How To Find The Right Moisturizer

Escolher o hidratante correto para o seu tipo de pele.

Manchas nas mãos

Por que razão aparecem manchas nas mãos? Contamos aqui as diferentes causas

Acorde a pele cansada e sem brilho com esta rotina matinal.