Skip to main content

Descobre os 7 conselhos de especialistas sobre a utilização de Retinol

retinol

Reconhecido pelos dermatologistas como um dos ativos da maior confiança para a pele, o Retinol é uma alternativa para tratar uma grande variedade de problemas dermatológicos.

Retinol: o que é e para que serve?

Este derivado da Vitamina A é eficaz contra os sinais de envelhecimento, como as rugas de expressão, as rugas profundas, a perda de brilho e o tom irregular da pele.

Como utilizar um creme com Retinol para o rosto?

Quer saber como tirar o máximo benefício destes produtos com Retinol? Ao introduzir este poderoso ingrediente na sua rotina de cuidados com a pele, deverá seguir algumas regras importantes. A especialista da Neutrogena nesta área, Rebecca Bennett, explica as sete regras-chavepara a utilização do Retinol:

  1. Comece a utilizar o Retinol gradualmente

    O Retinol é um derivado muito eficaz da vitamina A. Penetra profundamente na pele, pelo que é um dos ingredientes mais recomendados do mercado no âmbito dos cuidados com a pele, que pode ser adquirido sem receita médica. Por essa razão, é recomendável o incremento da dose progressivamente.

    Se tem uma pele sensível, deveráo Retinol apenas duas vezes por semana, durante a primeira de utilização. Se a resposta for positiva, pode passar a aplicá-lo até três vezes por semana, depois quatro, e assim sucessivamente.

    No caso de a sua pele ser pouco reativa, pode começar a utilizar o Retinol a cada duas noites e, logo que esteja adaptada, passar para uma base diária. Pode parecer um processo lento, mas a sua paciência será recompensada com excelentes resultados!

  2. Pele sensível? Teste e aprenda

    O facto de ter uma pele sensível não significa que tenha que evitar o Retinol por completo. Recorrer a fórmulas mais suaves e tomar algumas precauções no começo da utilização permitir-lhe-á conhecer a reação da pele. Leia mais sobre o tema no nosso Guia para principiantes na utilização de cosméticos com Retinol

  3. É normal que se produza uma reação temporária

    Se está a usar o Retinol pela primeira vez, é normal que se manifeste alguma vermelhidão, sensação de calor ou descamação até que a sua pele se habitue a este poderoso ingrediente. Trata-se de sinais temporários que indiciam que o Retinol está a funcionar.

    Enquanto se dá a adaptação ao Retinol, não deixe de utilizar diariamente um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele. Se sofrer descamação, evite coçar a pele, pois só a irritaria ainda mais. Não utilize loções tonificantes ácidas ou outros produtos que contenham ácidos. Se o problema ultrapassar uma ligeira irritação, consulte as nossas perguntas frequentes sobre o Retinol para saber o que fazer.

    O tempo necessário para a adaptação ao Retinol varia, mas a maioria dos tipos de pele normal acostuma-se num intervalo de entre duas a quatro semanas.

    Utilize Retinol à noite e protetor solar no dia seguinte.

    É melhor usar o retinol à noite, pois trata-se de um ingrediente sensível à luz. Aplique sempre um protetor solar durante o dia quando usar retinol, já que este pode tornar a sua pele mais vulnerável à luz solar.

  4. Quando se trata de retinol, menos é mais

    Aplicar muito Retinol não aumenta a sua eficácia. Uma quantidade do tamanho de uma ervilha é mais do que suficiente para todo o rosto e pescoço. Uma vez que a pele apenas absorve determinada quantidade, se aplicar mais só estará a desperdiçar o produto e a aumentar o risco de irritação.

  5. Utilize um creme especificamente formulado para o contorno dos olhos

    A área em redor dos olhos é particularmente sensível. Por isso, é sempre melhor usar um creme formulado especificamente para o contorno dos olhos.

    O  Neutrogena® Cellular Boost Contorno de Olhos Antirrugas  contém Retinol, mas foi cuidadosamente desenvolvido para garantir que a área sensível em redor dos olhos a tolere bem. Além disso, não contém fragrância, o que contribui para minimizar a irritação.

    img2 1

    Mesmo sendo especificamente formulado, é aconselhado testar primeiro a utilização do creme com retinol no rosto antes antes de o utilizar no contorno dos olhos, uma vez que a pele desta área é mais fina e pode ser muito sensível.

  6. Evite ingredientes que poderão aumentar o risco de sensibilidade

    Ao utilizar produtos com Retinol, é recomendável evitar produtos para peeling ou esfoliação, pois poderão aumentar consideravelmente o risco de sensibilidade. Se estiver a cumprir algum procedimento facial enquanto utiliza produtos com Retinol, informe sempre o responsável técnico pelo procedimento, que o deverá adequar à sua situação.

  7. Onde posso encontrar produtos com Retinol?

    O Retinol está presente em vários produtos antienvelhecimento que podem ser encontrados em farmácias, parafarmácias e lojas online. O  Neutrogena® Cellular Boost Concentrado Antirrugas  e o  Contorno de Olhos Antirrugas  contêm Retinol e Ácido Hialurónico. O primeiro é ideal para o cuidado dos sinais específicos de envelhecimento, como as rugas profundas, enquanto que o Contorno dos Olhos Antirrugas não contém fragrância e foi especificamente desenvolvido para reduzir o risco de irritação nessa área tão sensível, como é o contorno dos olhos.

Como remover a maquilhagem corretamente