Skip to main content

Search

Search

Como cuidar e prevenir as borbulhas

Como cuidar e prevenir o aparecimento de borbulhas

Não há nada pior do que ter uma borbulha enorme e inflamada... exceto, claro, ter várias borbulhas inflamadas.

Quer esteja a lidar com uma única borbulha monstruosa ou uma colónia de borbulhas, precisa de estar preparado(a) com um conjunto de cuidados adequados para uma pele com tendência acneica que ajude a corrigir as imperfeições, mas também que previna a formação de novas borbulhas. A acne é um problema cíclico que requer uma rotina de cuidado diário, e não apenas respostas em "situações de emergência" quando uma borbulha aparece.

Provavelmente já ouviu dizer que espremer ou rebentar uma borbulha é algo inteiramente inapropriado (e é verdade), mas simplesmente ignorar o aparecimento de novas borbulhas também não está correto. Por isso, os especialistas recomendam uma abordagem pró-ativa e preventiva.

Para além disso, quando uma borbulha surge, mesmo se cuidarmos da pele, esta irá sempre demorar algum tempo a passar. E em algumas pessoas, especialmente naquelas com uma tez mais escura, as borbulhas podem deixar marcas, também conhecidas por manchas de hiperpigmentação.

Em situações de acne mais severa ou com lesões muito inflamadas, o ideal será procurar aconselhamento junto de um especialista para que possa iniciar fototerapia ou um medicamento tópico (como o Peróxido de Benzoílo, cujas propriedades antibacterianas ajudam a erradicar a inflamação). Paralelamente, os especialistas em acne da Neutrogena® recomendam também a utilização de um esfoliante 1 a 2 vezes por semana e de cuidados de higiene e hidratação com Ácido Salicílico, que esfolia e desobstrui os poros.

Deve prestar ainda atenção ao que coloca sobre as borbulhas à medida que estas vão surgindo. Poderá ser tentador colocar muita maquilhagem quando tem borbulhas, mas isso pode piorar — e fazer com as borbulhas durem mais tempo. Quando tem borbulhas ativas, é importante deixar a pele respirar e evitar aplicar quaisquer produtos comedogénicos (que obstruem os poros) que possam absorver sujidade, oleosidade e bactérias.

artdet_18.jpg

How To Get Rid Of Acne

Qual a melhor opção de acordo com os especialistas? Sempre que possível, não utilizar maquilhagem.

Para prevenir a formação de novas borbulhas, certifique-se de que mantém a rotina correta de limpeza da pele: limpar duas vezes por dia, todos os dias, com um produto de limpeza, aplicar um cuidado hidratante ligeiro e que não obstrua poros e escolher um protetor solar não comedogénico. Sempre que  persistirem, apesar dos seus esforços, é melhor consultar um dermatologista.

Mas com os cuidados corretos e a abordagem adequada quando aquelas borbulhas inflamadas se manifestam, estará preparado(a) para limpar a sua pele rapidamente e certificar-se de que as irritantes não voltam a aparecer.

How To Find The Right Moisturizer

Escolher o hidratante correto para o seu tipo de pele.

How to Get and Keep Clear Skin with Neutrogena®

Os segredos surpreendentes de cuidados eficazes no combate às borbulhas.

Melhore as suas rotinas de beleza e de cuidado com a pele através de dicas de especialistas.